segunda-feira, 23 de março de 2009

HOSPITAL DA ZONA NORTE SUPERLOTADO


Video I


Video II


Video III


Video IV


Video V



O Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, encontra-se em estado de caos. Nesta quinta-feira (19/03) por volta de 01h da madrugada, flagrei a superlotação de pacientes. Imagens feitas por um aparelho celular revelam o que a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigada a passar devido hospitais cheios.

Os corredores do Carlos Chagas se transformaram em leitos onde enfermos e seus acompanhantes ficam expostos. A cena é chocante, e denuncia o abandono. Em uma caminhada pelo corredor escuta-se gemidos e tosses dos doentes ali instalados. Acompanhantes afirmam que há pacientes há pelo menos cinco dias sendo tratados no corredor. Os parentes levam cobertores e lençóis devido ao frio. Os vídeos relembram as cenas vistas pelo governador Sérgio Cabral assim que assumiu seu cargo. Na ocasião, ele prometeu mudar a situação em que os hospitais se encontravam. Mas comprovamos que pouco mudou.

No vídeo I aparece a fachada do hospital. Nos Vídeos II e III aparecem um corredor lotado de macas com doentes e seus acompanhantes, muitos dormindo sentados. No vídeo IV, observamos um doente com uma espécie de sonda nasal e a sua acompanhante, mal acomodados nos corredores. O vídeo V mostra os corredores do hospital como se encontram.

Nenhum comentário: